Companhias de gás e revendedores que enganavam os consumidores colocando menos gás liquefeito de petróleo (GLP) do que o indicado nos vasilhames foram autuadas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
Foram avaliados 146 itens em aproximadamente 120 estabelecimentos entre abril e maio, em todo o Paraná. A operação, realizada duas vezes ao ano, registrou 39 autos de infração no ano passado, contra 17 em 2010.
“Acreditamos que as companhias cortaram alguns postos de revenda que não funcionavam corretamente e, principalmente, melhoraram o sistema de envase”, afirma Sérgio Camargo, da Gerência de Pré-Medidos.
Através do peso do vasilhame, o próprio consumidor pode verificar se o que está indicado na etiqueta está correto. “No caso do comum vasilhame de gás de 13kg, é só somar esse número com os 14kg da embalagem e confirmar se o peso do botijão cheio resulta em 27”, explica o gerente.
Caso verifique irregularidades, o consumidor pode fazer denúncias ao Ipem através do telefone 0800-6450102. A maior parte das 17 autuações foi no interior do Paraná.
A empresa autuada tem dez dias para apresentar defesa. Ainda assim está sujeita a penalidades que vão de advertência até multa pecuniária de R$ 1,5 milhão.