O diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Marco Antônio Lima Berberi, e o diretor Executivo, José Galdino Alves Jr., participaram nesta terça (2) da Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Eles apresentaram o “Projeto Primeira Mão – Bolsa Residência – O Caminho do 1º Emprego”, desenvolvido pelo Ipem e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa oferece residência técnica a recém-formados em cursos superiores.
O projeto é uma modalidade de ensino à distância em cursos de pós-graduação Lato Sensu, em nível de especialização com os bolsistas residentes alocados diretamente no serviço público, onde trabalham 6 horas diárias, na condição de bolsistas residentes, com remuneração definida segundo parâmetros de cada categoria. A duração é de 21 a 24 meses, sem ônus empregatício e qualquer vinculação posterior. Os residentes cursam o ensino produtivo e são acompanhados no local de estudo e trabalho.
As áreas de abrangência são Administração Pública, Educação, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Transportes, Comunicação, Ciências Biológicas, Segurança, Cultura, Esportes e Lazer, Turismo e outras áreas de atuação governamental. “Serão os futuros agentes de serviço público ou trabalhadores absorvidos na iniciativa privada”, afirma Galdino.