Requião e Samis no Portal que divulga Foz do Iguaçu.

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, disse ontem em Foz do Iguaçu que apóia a sugestão do governador Roberto Requião para redução da tarifa de embarque cobrada nos aeroportos. “A tarifa cobrada pelo Brasil é quase metade do valor total de algumas passagens, ou uma diária em bom hotel numa capital sul-americana”, afirmou o governador ao desembarcar em Foz do Iguaçu. Requião retornava de viagem com missão de empresários à Argentina e sugeriu a adoção de tarifas semelhantes como as praticadas nos vôos domésticos.

Para o ministro, a redução da taxa é imprescindível para atração de mais turistas dos países vizinhos. “Temos que apoiar os estados fronteiriços porque os turistas da América Latina representam 50% do turismo internacional”, ressaltou, no momento em que Foz comemora o maior fluxo de turistas da sua história, com o registro de 115 mil visitantes em janeiro.

Mares Guia lembrou que outra sugestão do governador já apresenta resultados positivos para a integração turística no Mercosul. “Requião propôs a troca das reuniões entre técnicos do turismo dos países que compõem o Mercosul pelo encontro de ministros, o que agilizou a implantação de ações”, disse.

Para Requião, a estratégia de expansão do turismo deve ter sempre o sentido de integração. O governador citou o exemplo de dois convênios firmados com canais de televisão da argentina e da França. “Com o canal Argentino o objetivo é passar mais programas com informações sobre os dois países e, com a França, o auxílio para um documentário sobre Foz do Iguaçu se transformou na oportunidade de passarmos imagens de Vila Velha até a região de Missiones, na Argentina”, explicou.

O ministro também anunciou o investimento de mais R$ 1,5 milhão para a conclusão do Centro de Convenções. Os recursos serão somados ao aporte de R$ 5 mi realizado pelo governo do Estado no ano passado.

Calçadão

O governador e o ministro, juntamente com o prefeito Sâmis da Silva, também anunciaram a revitalização da Avenida Brasil, principal e histórica via de Foz do Iguaçu. A meta é transformar a avenida num grande “shopping a céu aberto”. As obras serão executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Copel.

Durante o evento também foi apresentada a “Turma de Foz”, criação do cartunista Ziraldo, com personagens retratando os animais típicos da região. “Queremos que a figura dos animais da região seja explorada como os personagens da Disney. Eles podem trazer os mesmos benefícios que o Mickey leva para a cidade de Orlando”, considerou um dos apoiadores do projeto, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek. Também participaram do evento os secretários do Turismo, Cláudio Rorato; da Comunicação, Airton Pisseti; do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur; e da Segurança, Luís Fernando Delazari, além do presidente da Copel, Paulo Pimentel.

Formatura na Guarda Municipal

O governador Roberto Requião participou ontem da formatura do primeiro Destacamento Turístico da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. “A criação de guarda dedicada ao turista é uma iniciativa magnífica que deve ter continuidade e ser ampliada com apoio das nossas universidades, que irão propor cursos de aperfeiçoamento em línguas estrangeiras”, afirmou o governador.

A maioria dos integrantes do novo destacamento fala pelo menos inglês e espanhol, mas a guarda possui efetivo para atender o turista em cinco línguas diferentes. Os 50 primeiros guardas foram selecionados de um total de 382 candidatos e participaram de 160 horas de aulas teóricas e práticas ministradas por professores da Unioeste e agentes da Polícia Federal.

O governo do Estado auxiliou com treinamento promovido pela Polícia Militar e a Delegacia do Turista. Durante a formatura do primeiro destacamento, o secretário da Segurança, Luís Fernando Delazari, entregou 25 coletes a prova de balas.

Para o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, a guarda é modelo para ser adotado em outras cidades com grande fluxo de turistas. “O Paraná apresenta uma iniciativa que deve ser seguida por outros grandes centros já com experiência de implantação na cidade que faz fronteira com outros países”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa, Dobrandino da Silva, lembrou a criação da guarda e a estruturação ocorrida durante sua gestão como prefeito de Foz do Iguaçu. “É gratificante ver hoje esta evolução com a certeza que a cidade é a principal beneficiada com criação deste efetivo altamente qualificado”, destacou. O novo Destacamento da Guarda Municipal tem um número exclusivo para atendimento ao turista: 0800 451516.

continua após a publicidade

continua após a publicidade