A Área de Proteção Ambiental (APA) em Guaraqueçaba, localizada no litoral do Paraná, vai receber R$ 145 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente, para a implantação de projeto pioneiro no Estado, intitulado Gestão Participativa da APA de Guaraqueçaba. Segundo Paula Batista dos Santos, bióloga e responsável técnica pelo projeto, a idéia é contribuir para a construção de uma cultura local participativa.
A intenção é fixar valores e práticas estabelecidas pela própria comunidade, resultando uma melhor qualidade de vida, melhorando as formas de preservação do meio ambiente e adquirindo um desenvolvimento sustentável. De acordo com o projeto, a prática da gestão participativa e democrática nos limites da APA será realizada pelos moradores, que atuarão em colaboração com os conselheiros, o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), parceiros e apoiadores.
Ao, todo, 120 representantes das comunidades locais serão capacitados diretamente para realizar as atividades que envolvem a APA. O processo vai ser feito por meio de cursos e oficinas. O início das atividades está previsto para abril e terá duração de doze meses. Mais de oito mil moradores serão atingidos pelo projeto nas oito microbacias da região.