Investimentos para a APA de Guaraqueçaba

A Área de Proteção Ambiental (APA) em Guaraqueçaba, localizada no litoral do Paraná, vai receber R$ 145 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente, para a implantação de projeto pioneiro no Estado, intitulado Gestão Participativa da APA de Guaraqueçaba. Segundo Paula Batista dos Santos, bióloga e responsável técnica pelo projeto, a idéia é contribuir para a construção de uma cultura local participativa.

A intenção é fixar valores e práticas estabelecidas pela própria comunidade, resultando uma melhor qualidade de vida, melhorando as formas de preservação do meio ambiente e adquirindo um desenvolvimento sustentável. De acordo com o projeto, a prática da gestão participativa e democrática nos limites da APA será realizada pelos moradores, que atuarão em colaboração com os conselheiros, o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), parceiros e apoiadores.

Ao, todo, 120 representantes das comunidades locais serão capacitados diretamente para realizar as atividades que envolvem a APA. O processo vai ser feito por meio de cursos e oficinas. O início das atividades está previsto para abril e terá duração de doze meses. Mais de oito mil moradores serão atingidos pelo projeto nas oito microbacias da região.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo