O inverno deste ano, que começou às 13h38 de ontem, terá temperaturas amenas no Paraná. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, ao longo da estação, que vai até 23 de setembro, a previsão é de temperaturas ligeiramente mais baixas do que as médias históricas no Estado, com ondas de frio passageiras. Há risco de geadas.

continua após a publicidade

A ocorrência de chuvas deve ficar dentro da média histórica. “Julho e agosto costumam ser os meses menos chuvosos”, observa o meteorologista Cezar Duquia, do Simepar. Segundo ele, o fenômeno El Niño já está ativo desde maio, aquecendo a superfície do mar no Oceano Pacífico. No final da estação há possibilidade de maior ocorrência de chuvas, que deverão ficar acima da média. Em setembro, a previsão indica aumento da nebulosidade, com mais chuvas, mas as temperaturas devem ficar acima da média.

No hemisfério sul, o inverno tem início com o solstício de inverno em 21 de junho, terminando com o equinócio de primavera em 23 de setembro. As noites são mais longas do que os dias devido à menor incidência de raios solares nessa parte da Terra.

continua após a publicidade