Prepare os casacos, mas pode esquecer o guarda-chuva. O inverno paranaense – que se inicia na quarta-feira, deve ter baixas temperaturas e poucas chuvas. De acordo com o Simepar, a estação apresentará precipitações próximas da normal, sendo que o inverno é a estação do ano mais seca no Estado. Dessa forma, deve-se manter a estiagem no Paraná, que dura desde o final do ano passado. ?As temperaturas devem ficar próximas da média histórica, e o frio mais intenso estará associado às entradas de massa de ar frio?, afirma o meteorologista Samuel Braun.

continua após a publicidade

Segundo ele, os meses de julho e agosto são os mais secos do ano. ?Somente a partir de setembro as chuvas começam a sofrer alterações em seu regime, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade no centro-oeste brasileiro, o que deve aliviar a seca no Estado.? Por isso, o meteorologista avisa que é melhor economizar água. De acordo com a Sanepar, a situação do abastecimento já é crítica em União da Vitória, onde o Rio Iguaçu atingiu seu nível mais baixo nos últimos 30 anos. A Prefeitura decretou, na última semana, estado de emergência.

Em Curitiba e Região Metropolitana o nível dos reservatórios também começa a ficar preocupante, afirma a Sanepar. Para evitar racionamentos, a empresa pede que os consumidores usem o recurso com inteligência, evitando lavar carros e calçadas ou peças como coberturas, que exigem grande volume de água.

Previsão

A partir de hoje, começa a predominar sobre o Paraná uma massa de ar quente e mais seco, ou seja, a semana inicia com tempo estável, sem previsão de chuvas, e temperaturas em gradativa elevação. A nebulosidade ainda varia pouco nos setores mais a leste do Estado, mas o sol também aparece. Dos Campos Gerais à Região Metropolitana de Curitiba, nevoeiros formam-se durante a madrugada e início da manhã, reduzindo a visibilidade em alguns pontos. Nova frente fria avança da Argentina, em direção ao Uruguai, trazendo chuvas somente a partir de quinta-feira. 

continua após a publicidade