A estação mais fria do ano começa hoje, às 20h59. O inverno típico, com dias extremamente frios seguidos por outros com temperaturas mais amenas, será evidente no Paraná.
Porém, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a estação terá duas características especiais por aqui: haverá seqüências maiores de dias gelados e chuvas menos freqüentes em determinados locais. Não há previsão de estiagem, segundo o instituto.
Como explica o meteorologista do Simepar, Marcelo Brauer, o início do desaparecimento do fenômeno La Niña explica a diminuição nas chuvas. Porém, segundo ele, não é possível prever em quais regiões essa característica será mais forte.
?O fato do La Niña estar enfraquecendo pode causar essas irregularidades nas chuvas e nos três meses de inverno elas poderão ficar ligeiramente abaixo da média histórica?, explica.
Brauer diz também que, durante o inverno, poderão ocorrer pancadas esparsas em locais diferentes, embora os meses de julho e agosto sejam os mais secos do ano.
Frio
As temperaturas, por sua vez, devem variar muito, segundo o meteorologista, uma vez que o Estado do Paraná não é homogêneo neste sentido. Dessa forma, a região sul do Estado sempre é mais fria do que a região norte (onde ocorrem menos geadas, inclusive). Brauer argumenta que a intensidade do frio depende do tipo da massa de ar. Por isso, não é possível prever o quanto vai castigar determinado local.
?No inverno, as massas de ar são continentais, vêm do Pacífico, passam pela Cordilheira dos Andes e Argentina. Como vão para o continente, ficam mais intensas. Assim, a intensidade do frio vai depender da posição do núcleo da massa continental?, explica.
Dessa forma, as temperaturas mínimas podem ficar em 3 graus e chegar a 20 durante o dia, por exemplo. Como aconteceu em Curitiba, ontem, quando o dia amanheceu gelado e, durante a tarde, os termômetros marcaram 17 graus. As geadas, porém, só podem ser previstas em um período de 72 horas antes.
As características do outono ficaram dentro do esperado pelo Simepar. A quantidade de chuvas registrada foi próxima da média histórica no leste, norte e centro-sul do Estado e um pouco abaixo nas regiões noroeste, oeste e sudoeste. A previsão de que massas de ar frio entrariam no Estado já em abril também se confirmaram, além do veranico de maio.
O Simepar prevê que uma massa de ar frio chegue ao Paraná no próximo domingo, trazendo mais uma segunda-feira bem gelada. A temperatura mínima na capital deve ser de 5ºC, e a máxima, de 14ºC. Em Guarapuava, região central, os termômetros poderão marcar até 3ºC.