Foto: Allan Costa Pinto |
O fenômeno La Niña deve influenciar um pouco a estação neste ano, pois apareceu agora. continua após a publicidade |
O inverno começa hoje, às 15h08, no Hemisfério Sul. Porém, até o início da próxima semana, quando uma frente fria chegar ao Estado, os paranaenses podem curtir temperaturas altas. Segundo o instituto tecnológico Simepar, o clima nesta estação sofrerá uma pequena influência do fenômeno climático La Niña. O regime de chuvas da estação deve se comportar dentro da normalidade, atingindo a média histórica, ou ficando um pouco abaixo. Além disso, as temperaturas ficarão na média ou levemente acima.
O meteorologista do Simepar, Tarcízio Valentin da Costa, explica que o fenômeno La Niña altera a circulação atmosférica, influenciando o clima. No entanto, o inverno não será muito afetado porque o fenômeno começou a aparecer agora. Essa influência deve ser sentida com mais intensidade na primavera. O efeito mais direto no clima do sul do Brasil é a irregularidade na distribuição das chuvas.
No Paraná, durante o inverno, o regime de chuvas deve se apresentar próximo ao esperado. Tarcízio explica que não há como saber se a população enfrentará problemas com a falta de chuva, como ocorreu no ano passado quando foi implantado racionamento de água na Grande Curitiba.
Este ano, a situação é diferente. No outono, as precipitações estiveram bem próximas da média. Em 2006 a estação foi extremamente seca, com chuvas mal distribuídas. Segundo a Sanepar, a situação dos reservatórios é compatível com o período e, ao menos por enquanto, não há risco de racionamentos. Porém, recomenda-se que as pessoas façam uso racional da água.
As temperaturas também devem ficar dentro da média esperada ou um pouco acima nos meses de julho, agosto e setembro. Na região de Curitiba, em julho, a média mínima histórica é de 9,4ºC com máxima de 20,8ºC. As menores médias do Estado aparecem na região sul com mínima de 8ºC e máxima de 19,4ºC.
De acordo com Tarcízio, durante o inverno são esperados períodos com entradas de massas de ar frio e queda de temperatura intercaladas com períodos de temperaturas relativamente altas, associados a chuva. Além de dias bem frios, com a formação de geadas na maior parte do Estado.
Até o fim desta semana, os paranaenses vão poder continuar aproveitando o calor já que o Estado está sob o domínio de uma massa de ar quente. Mas na semana que vem uma frente fria, seguida de uma massa de ar frio, chega ao Paraná derrubando um pouco as temperaturas e aumentando a sensação de frio.