O juiz Rodrigo Morillas concedeu na tarde de ontem liminar de reintegração de posse da Fazenda Vale do Sol, que fica em Ortigueira, a 160 quilômetros de Londrina. Segundo o proprietário da área, Kamal El Kadri, a área é produtiva. Os sem-terra invadiram a fazenda na madrugada de sábado e fizeram reféns 15 funcionários, que já foram libertados.
Os sem-terra devem ser notificados da decisão na manhã de hoje, por meio de um oficial de justiça. Os integrantes do Movimento Sem Terra (MST) têm um prazo de três dias para deixarem o local.
Neste ano já aconteceram 27 ocupações no Paraná. Ao todo já são 49 áreas invadidas com determinação de reintegração de posse expedida pela Justiça. A política do governo do Estado é cumpri-las, mas sempre utilizando o diálogo e não a força. Em 2003 já foram feitas 14 desocupações.
Investigação
A 15.ª subdivisão policial de Cascavel continua investigando o assassinato do sem-terra Venílton Ribeiro Ferraz, morto na última semana, na Fazenda Cajati. A Polícia Civil já ouviu depoimentos de líderes do movimento e de parentes da vítima, mas até o momento não encontrou os culpados pelo assassinato. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acusa Antônio da Cruz e Lírio Alberti, ambos do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MTR), do crime.
Irregularidade
O Ministério Público Federal e a Polícia Federal estão investigando irregularidades na compra de terras para reforma agrária no Paraná. As acusações dizem respeito à administração anterior da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado. O esquema envolveria funcionários do Incra e intermediações de terceiros. Um escritório de contabilidade em Pato Branco seria seria o local por onde passavam a maioria dos processos irregulares. (Lawrence Manoel)
Governo fará 15.ª desocupação
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná desocupará amanhã, a partir das 9h, a fazenda Santa Terezinha, em Paranapoema, no Noroeste do Estado. Esta será a 15.ª desocupação do ano em cumprimento a mandados judiciais de reintegação de posse.
“Conforme estamos anunciando, vamos intensificar a partir desta semana as desocupações de áreas invadidas no Paraná. O objetivo é manter a ordem e a tranqüilidade no campo”, afirmou Luiz Fernando Delazari, secretário da Segurança Pública.
A fazenda Santa Terezinha, de 500 alqueires, foi ocupada por cerca de oitocentos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no dia 6. “O Paraná é um Estado de lei e ordem. Não admitiremos extrapolações por parte dos sem-terra”, sentenciou o secretário.