Interditada ponte sobre o Rio Campo do Tenente

A ponte sobre o Rio Campo do Tenente, no quilômetro 192 da BR-116, deve ficar interditada até o fim da tarde de hoje para obras em uma das cabeceiras, comprometida pela abertura de um buraco no último sábado. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) trabalha no local – que fica a cerca de 80 quilômetros de Curitiba – com medidas preventivas para que não haja rompimento maior. O tráfego está sendo desviado por dentro da cidade de Campo do Tenente, nas proximidades da rodovia, desde a manhã de ontem.

O engenheiro do DNIT, Ronaldo Jares, explica que o buraco foi formado por causa de uma erosão na cabeceira sul da ponte. ?Resolvemos interditar para evitar que o bolsão cedesse mais?, revela. ?Estamos refazendo a cabeceira e uma contenção com pedras embaixo da ponte?, completa. De acordo com Jares, o buraco era pequeno. ?Passaram até com uma moto em cima e não teve problema. Os caminhões também estavam trafegando normalmente. Tinha profundidade de cerca de 30 centímetros, mas de qualquer forma era preciso refazer a cabeceira?, complementa.

Essa necessidade já havia colocado a ponte dentro de um programa de recuperação de obras  especiais elaborado pela regional do DNIT no Estado. Em fase de aprovação pela direção geral do órgão em Brasília, o programa previa alargamento e mudança de classe – ou seja, alteração da estrutura para agüentar mais peso -para oito pontes na mesma rodovia. Segundo o engenheiro, a autorização – que tramita há cerca de cinco meses -foi dada somente agora. ?Brasília já aprovou o detalhamento do projeto. Devemos começar as obras ainda este ano. A previsão era para dezembro?, acrescenta. Uma das pontes já foi arrumada e restam sete no momento. O trecho abrange desde a ponte sobre o Rio Iguaçu (km 122,9), perto de Fazenda Rio Grande, até as proximidades de Rio Negro, um pouco à frente de Campo do Tenente.

Capivari

A ponte que caiu em janeiro deste ano sobre a represa do Capivari deve ser liberada para o tráfego novamente em fevereiro do ano que vem, promete Jares. ?Já chegaram as vigas metálicas e vamos começar a fazer o assentamento das vigas entre os pilares P10 e P9, já prontos.? O P9 foi um dos pilares que caiu, junto com o P8 que, segundo o engenheiro, também está sendo reconstruído. Já o P10, que antes não existia, é uma nova estrutura contemplada no projeto. Jares acrescenta que também está sendo feito reforço no pilar P7, remanescente do incidente.

A ponte sobre o Rio São João, trecho conhecido como Vossoroca (quilômetro 653 da BR-376), também irá ganhar novos guarda corpos, informa o engenheiro do DNIT. ?A previsão é começar até antes do Natal.? Já o alargamento – também necessário – ainda depende de aprovação de contrato com a empreiteira: ?Mas deve ter início no próximo ano?, acredita.

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