Integrantes do MST ocupam nova área

Cerca de 500 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam ontem a Agropecuária Três Pontos, também conhecida como fazenda Café Piquirí, em Diamante do Oeste, na região Oeste do Paraná. Eles querem pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para acelerar o processo de assentamento das famílias. Eles estão acampados na região há dois anos.

O trabalhadores rurais querem pressionar o Incra para que agilize o processo de reforma agrária na região. Há dois anos as famílias estão acampadas nos municípios de Matelândia, Missal e Santa Helena. Eles invadiram a fazenda Café Piquiri e pretendem começar a cultivar a área, que tem 600 alqueires.

Segundo a assessoria de imprensa do MST, os proprietários da área já teriam feito várias ofertas ao Incra para a venda da fazenda. Esta semana, os donos estariam se preparando para mais uma conversa. No entanto, segundo o Incra, não existe nenhum processo formalizado de compra da fazenda. De acordo com o órgão, existem hoje no Estado 70 processos de compra de área em vários estágios, inclusive alguns naquela região. Mas ainda não há uma data definida para o assentamento dos trabalhadores. De acordo com o Incra, a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Reforma Agrária, implantado há quatro anos, é assentar em 2007 duas mil famílias. Um balanço preliminar revela que até agora no Estado seis mil famílias ganharam terra para cultivar e outras sete mil aguardam em acampamentos.

Segundo informações divulgadas no último dia 11 pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) as invasões de terra crescerem 36,11% de 2005 para 2006 no Estado. Em 2005 haviam 36 propriedades invadidas e no ano passado o número pulou para 49. Os dados contestam o relatório da Ouvidoria Agrária Nacional, órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ligado ao Incra, que afirmava que as invasões haviam caído pela metade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo