O Asilo São Vicente de Paulo, que hoje recebe a denominação Centro de Integração ao Idoso, completa 80 anos de fundação na próxima segunda-feira. A instituição atende 160 idosas, que vivem no local. Mas outras pessoas da terceira idade também participam de atividades promovidas pelo centro. ?É um verdadeiro patrimônio da sociedade paranaense?, considera o padre José Aparecido Pinto, superintendente da instituição.
O asilo foi fundado em 1926, quando ainda atendia órfãos e pessoas carentes, além dos idosos. A missão do São Vicente de Paulo é acolher e garantir qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos, abandonadas ou em situação de risco. Hoje em dia, a instituição mantém 160 senhoras que moram e participam de diversas atividades no local. As idosas estão alojadas em três lares dentro do complexo do asilo. A instituição está implantando o projeto de casas-lares, nas quais seis idosas ficam junto com uma mãe social. Uma das casas está pronta e habitada. Outras cinco casas estão sendo construídas.
Para marcar o aniversário de 80 anos do São Vicente de Paulo, uma missa de Ação de Graças será celebrada na capela da instituição, às 10h, pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacir Vitti. Diversas obras estão sendo realizadas na instituição para as comemorações de 80 anos. O telhado e os beirais estão sendo reformados. Também está em andamento a construção das casas-lares. Além disso, a estrutura já existente está sendo remodelada para atender os idosos da melhor maneira possível. Haverá a inauguração de laboratórios de informática, de um salão de beleza para as idosas e de um orquidário, entre outros. As comemorações seguem até o ano que vem. ?Queremos que as moradoras se sintam realmente em casa. Cada um desses idosos tem potencial e pode superar seus limites. A vontade de viver vem do ambiente onde eles estão?, afirma o padre José Aparecido.