As inscrições para o IX vestibular dos Povos Indígenas no Paraná estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (17) e vão até o dia 18 de setembro. No Paraná, os indígenas têm asseguradas 52 vagas nas universidades públicas estaduais. O vestibular é realizado desde 2002 e em 2004 a Universidade Federal do Paraná também passou a oferecer vagas aos índios.
O Paraná foi pioneiro com esse projeto e criou oportunidades para que a universidade torne-se um espaço de troca de conhecimentos, de vivência e de respeito às diferenças sociais. Os indígenas contam com o apoio da Comissão Universidade para os Índios, criada com a finalidade de viabilizar o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos de graduação nas universidades públicas do Paraná.
A Comissão também realiza o trabalho de acompanhamento didático e pedagógico dos estudantes indígenas, com o propósito de viabilizar a integração desses estudantes nos cursos. Além do acesso à universidade, o governo estadual concede uma bolsa de estudos no valor de R$ 400 por mês até a conclusão do curso nas instituições estaduais.
Para se inscrever, o candidato deve ir até uma das universidades envolvidas e pegar o Manual do Candidato, a Ficha de Inscrição e o Questionário Socioeducacional. As provas serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O vestibular é realizado pelas universidades públicas do Paraná, em atendimento à Lei Estadual nº 13.134, de 18/4/2001, e da Lei Estadual nº 14.995, de 9/1/2006, do Governo do Estado. Reserva seis vagas em cada uma das universidades públicas estaduais do Paraná e seis vagas no conjunto das faculdades estaduais, para serem disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná.
Em 2004, por meio de um termo de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, ocorreu a adesão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que reserva dez vagas dos cursos ofertados para serem disputadas exclusivamente por estudantes indígenas residentes no território nacional brasileiro. Mais informações pelos telefones 45 3220 3057 ou 45 3220 3108, ou pelo site da Unioeste.