O prazo para as inscrições dos candidatos a reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que terminaria ontem, foi estendido para os dias 4, 5 e 6 de agosto.
De acordo com o presidente da Comissão Paritária de Consulta, Emmanuel José Appel, o prazo aumentou porque o mês de julho é de férias e, dessa forma, não seria justo aceitar apenas as inscrições realizadas no período.
As eleições estão marcadas para o dia 27 de agosto. Já há dois candidatos na disputa: o farmacêutico e pós-doutor em Química Orgânica, Cid Aimbiré de Moraes Santos, e o doutor em Administração, Zaki Akel Sobrinho.
O prazo legal para a escolha de um novo reitor é de 60 dias, contados a partir da data de saída do anterior. O ex-reitor e candidato à Prefeitura de Curitiba, Carlos Augusto Moreira Júnior, deixou a reitoria no dia 4 de junho.
Assim, o novo nome deveria ser escolhido até o dia 4 de agosto. “Seria um absurdo um prazo tão curto, pois muitos detalhes do processo não foram acertados ainda”, disse.
Esses detalhes incluem normas básicas das eleições, como número de eleitores, número de urnas, se o pleito será feito por chapa ou não, entre outros assuntos. Com o novo prazo, essas normas deverão ser divulgadas no dia 31 de julho e, após a votação, o Conselho Universitário deve receber as informações (no dia 29 de agosto) e enviá-las ao Ministério da Educação (MEC).
Os dois candidatos, porém, já estão com os discursos prontos. Moraes Santos faz críticas à administração anterior, dizendo que foram colocados “os interesses políticos-partidários acima dos interesses do ensino, da pesquisa e da extensão”.
Santos afirma que quer resgatar a produção científica e difusão do conhecimento, ampliar o financiamento para as federais e melhorar o atendimento no Hospital de Clínicas (HC).
Já o professor Akel Sobrinho pretende dar continuidade à gestão participativa de Moreira que, segundo ele, enfraqueceu um pouco nos últimos anos. Se eleito, promete que toda a comunidade universitária participará das decisões da reitoria, tomadas a partir de fóruns de discussão.