Termina nesta quarta-feira (30), às 16h, o prazo de inscrições para a 1ª Caminhada e Corrida Rústica Mais Marias, que acontece no dia 2 de novembro, no Parque Tingui. O evento, organizado pela Associação de Combate à Violência Doméstica Mais Marias, pretende fortalecer o combate à violência ao mesmo tempo em que estimula a prática de atividades físicas.

continua após a publicidade

“Não tenho a intenção de falar sobre a violência durante a corrida. Na verdade, a reflexão acontece quando a pessoa se inscreve e ela se engaja na causa. Este momento será para praticar atividade física”, afirma a presidente da associação, Maria Letícia Fagundes, que já comemora o sucesso do evento. Mais de 300 pessoas se inscreveram para participar da prova, inclusive casais. “Significa que os homens também entenderam a razão da corrida”, avalia a médica ginecologista.

A prova, que começa às 18h, terá percursos de 4,3 e 8,6 quilômetros, além da caminhada participativa de 4,3 quilômetros pelo parque. Os participantes terão direito a numeração, chips e tempo cronometrado, além de brindes, massagens, mesa de frutas e entrega de prêmios. A inscrição individual custa R$ 45 e para casais, R$ 60, e pode ser feita pelo site www.assessocor.com.br.

O evento também irá arrecadar recursos para associação, que atua no enfrentamento à violência contra a mulher. No Paraná, a violência doméstica causa a morte de uma mulher a cada dia, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Entre 2009 e 2011 foram registrados 345 óbitos por ano, média de 1,05 mortes por dia. O levantamento mostra ainda que a cada 100 mil paranaenses, 6,49 são mortas em situações de violência doméstica, maior índice da região Sul.

continua após a publicidade