Quem quiser disputar uma vaga na universidade mais concorrida do Estado terá que se inscrever pela internet. Segundo a coordenadora executiva do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Itaíra Susko, a medida foi tomada para baratear os custos para os vestibulandos. Mesmo assim, alguns estudantes não estão gostando da decisão. Para eles, muita gente vai ficar de fora do processo seletivo. As inscrições começaram ontem e vão até às 23h55 do dia 15 de setembro.

Itaíra afirma que não tem dúvidas de que todos os vestibulandos vão poder fazer a inscrição. Ela explica que hoje em dia o acesso está mais fácil, existem computadores nos Faróis do Saber e também nas escolas estaduais. Segundo ela já no ano passado 61% dos candidatos usaram esse sistema.

A coordenadora explica que a universidade tomou a decisão para baratear os custos para os estudantes. No ano passado as inscrições através de agências bancárias custaram R$ 85,00 e via internet R$ 78,00. Como o valor cobrado nos bancos era praticado há cinco anos, já estava defasado e talvez este ano precisasse ser alterado. Resolveram então optar só pelo sistema on-line, e continuar com o mesmo valor.

Mas alguns estudantes não estão gostando da novidade. As gêmeas Juliana e Poliana Alves da Silva, 19 anos, já encontraram dificuldades ontem mesmo para fazer a inscrição. Foram até um Farol do Saber, mas a impressora estava com problema e elas não conseguiram imprimir o boleto de pagamento. Agora elas vão até um dos postos de atendimento da própria universidade. “Pra gente é fácil, a gente não trabalha. Mas se fosse outra pessoa perdia dois dias de trabalho”, comenta. O colega Felipe Francez, 18 anos, concorda. Para ele a mudança é uma forma de excluir quem mais precisa. “A manutenção do preço vai acabar favorecendo só as classes mais favorecidas”, afirma. Já Paola de Orte, 17 anos, discorda. “A internet está bem difundida. As pessoas podem acessar no trabalho, nos faróis e na casa de amigos”, comenta.

A inscrição

A ficha de inscrição deve ser preenchida no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br. Depois, os candidatos efetuam o pagamento e entregam os documentos exigidos nos Correios: uma fotografia 3×4 colorida, com data de 2002 ou 2003 e uma cópia da carteira de identidade (com as duas faces do mesmo lado).

Mas quem quiser pode realizar a inscrição nos postos de atendimento da UFPR que têm acesso à internet. Serão dois locais, um no térreo do prédio de administração do Centro Politécnico e outro no Serpro (Serviço de Dados do Governo Estadual) – Rua Carlos Pioli, 133, bairro Bom Retiro. Mas a taxa de inscrição deve ser paga apenas nos Correios até o dia 16 de setembro.

O comprovante de inscrição que dá acesso aos locais de provas será disponibilizado pela internet a partir do dia 21 de novembro. O vestibular será realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Ano passado se inscreveram 52.448 candidatos. Para o próximo ano estão sendo oferecidos 67 cursos e 4.044 vagas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade