Inovações para realização de obras viárias

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, verificou ontem duas inovações que deverão ser adotadas pela Prefeitura para garantir mais agilidade, menor custo e mais qualidade às obras viárias na cidade. Uma delas é um caminhão dotado de kit completo para operações de tapa-buracos. O veículo está sendo testado pelos técnicos da Prefeitura. A outra novidade é o chamado asfalto-borracha, um novo tipo de pavimento, com mais elasticidade e até 70% a mais de durabilidade em relação à capa asfáltica. O material também está em fase de teste.

Tanto o caminhão tapa-buracos quanto o novo pavimento asfáltico estão sendo testados em algumas ruas da Regional Santa Felicidade. O asfalto-borracha, testado num trecho de 1.500 metros da Rua Ângelo Domingos Durigan, será produzido na nova Usina de Asfalto de Curitiba, prevista para ser implantada no ano que vem. A rua já está recebendo a base sobre a qual será assentado o pavimento.

O novo material mistura o polímero de borracha (ligante que dá flexibilidade ao material) ao concreto asfáltico de petróleo (CAP), ingrediente mais importante da massa asfáltica, usada nas operações tapa-buracos. Pela elasticidade que possui, o novo material é indicado para ruas de maior movimento de veículos e garante 70% a mais de durabilidade em relação à capa asfáltica usada atualmente na cidade, que é mais rígida.

Menor custo

Desenvolvido por uma indústria de Cambé, norte do Paraná, o caminhão tapa-buracos será experimentado por 30 dias em trabalhos realizados pelos distritos de manutenção urbana de Curitiba. Se for aprovado, as primeiras obras a serem executadas com essa nova tecnologia deverão ser licitadas no começo do ano que vem.

Com uma equipe formada por um motorista e três operários, o veículo pode substituir o caminhão de massa, o rolo compressor e o caminhão espargidor. Além disso, o veículo reduz eventuais riscos de acidentes e obtém melhor qualidade do serviço. É que o equipamento permite o corte do pavimento antigo existente na rua, formando um quadrilátero maior do que o tamanho do buraco. Depois todo o trecho cortado é preenchido com base e massa asfáltica.

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