A prefeitura de Curitiba iniciou, ontem, a revitalização do pavimento da Rua 24 de Maio, no trecho entre a Praça Rui Barbosa, no centro, e a Avenida Kennedy, no Rebouças, divisa com o Parolin. Com 1,5 quilômetro de extensão, a obra será feita quadra a quadra, no sentido centro-bairro e deve demorar cerca de 20 dias.
Para minimizar o impacto no trânsito, as máquinas vão operar sempre em meia pista, de forma alternada, evitando a interdição total da rua. Haverá sinalização para alertar os motoristas, no trecho onde o trabalho estiver sendo executado. Na área central, a Diretran vai orientar o fluxo de veículos.
“A obra foi planejada de forma a provocar a mínima interferência possível no tráfego. No entanto, precisamos da colaboração dos motoristas, que podem usar caminhos alternativos e evitar os trechos onde as máquinas estão operando ou, do contrário, enfrentarão um trânsito mais lento”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.
A obra de recape inclui a fresagem (retirada do pavimento antigo), a colocação da capa asfáltica e, por último, uma camada de impermeabilizante para aumentar a vida útil do pavimento, que, segundo os técnicos, deve chegar a cinco anos.
O CBUQ (massa asfáltica) que será usado na revitalização é produzido na usina do município, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Todo o material retirado na fresagem da rua (o asfalto antigo) é reaproveitado e utilizado na máquina recicladora da prefeitura, usada para recuperação de antipó nas ruas dos bairros que fazem parte do itinerário das linhas de transporte coletivo.