O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) confirmou que deve adquirir três áreas no município de Tibagi, na região dos Campos Gerais, que devem totalizar 256 hectares.
Segundo o órgão, com a compra das áreas, que fazem parte da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, cerca de 18 famílias deverão ser assentadas. O Incra também informou que com o processo de compra de áreas poderá assentar até 300 famílias no Paraná até o final do ano. O órgão, no entanto, não precisa quantos assentamentos foram efetivados este ano.
De acordo com o chefe substituto da Divisão de Obtenção de Terras do Incra no Paraná, Geraldo Batista Martins, a expectativa do Incra é de que outros 17 imóveis sejam adquiridos num prazo de dois anos. Para isso, Martins conta que seria preciso um investimento de cerca de R$ 122 milhões.
Segundo ele, existem cerca de 320 projetos de assentamentos previstos para o Paraná. Há pelo menos 400 processos de obtenção de terras em andamento no Estado. “Destes, foram priorizados 84, que correspondem a cerca de 100 mil hectares, o que poderia significar o assentamento de 7,6 mil famílias”, afirma.
A compra das áreas em Tibagi foi anunciada durante uma audiência pública realizada em Curitiba, na última quarta-feira. Segundo o Incra, o processo de compra, que deve implicar num investimento da ordem de R$ 1,7 milhão, será feito com base no Decreto n.º 433/92, que regulamenta a aquisição de áreas para fins de reforma agrária.