Equipes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Corpo de Bombeiros e montanhistas voluntários controlaram na manhã desta segunda-feira (27) o incêndio que atingiu a base do morro do Anhangava, Quatro Barras, e a base do morro do Corvo, próximo à estação de captação de água da Sanepar. O fogo iniciado na tarde de domingo (26) atingiu, aproximadamente, cinco hectares de vegetação. Os moradores da região informaram ao IAP e os Bombeiros logo no início do incêndio, e realizaram voluntariamente os primeiros trabalhos de contenção e controle do fogo.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, com o fogo controlado, as equipes permanecerão no local para concluir o trabalho de rescaldo ? eliminar o fogo que fica abaixo da superfície ? para evitar o surgimento de novos focos de incêndio.
?O próximo passo é identificar a causa do incêndio e delimitar a área afetada. Enquanto isso, as equipes se concentram para evitar o surgimento de novos focos?, acrescentou.
A região do incêndio é protegida por lei por meio do decreto 5765/02, que criou o Parque Estadual Serra da Baitaca. Dentro das Unidades de Conservação, qualquer tipo de incêndio – a não ser em caso de treinamentos devidamente autorizados – são proibidos e considerados criminosos.