Missas e casamentos programados para a Igreja do Portão, em Curitiba, atingida por um incêndio anteontem, foram transferidos para outro local. Os eventos serão realizados na igreja nova do Portão, que fica a cem metros do lugar onde aconteceu o incêndio. A igreja afetada pelas chamas está interditada por tempo indeterminado. Ontem, os responsáveis começaram a calcular os prejuízos.

continua após a publicidade

Os noivos João Marcelo Grein e Marli Teixeira se casariam na igreja antiga hoje. Os planos mudaram por causa do incêndio. Ontem pela manhã, os dois conheceram a igreja nova – que tem capacidade para mil pessoas – durante o último ensaio. ?Escolhemos a igreja antiga porque ela é um importante símbolo da cidade, com todo aquele patrimônio histórico. Apesar de não morarmos no Portão, optamos por nos casar na igreja antiga justamente por causa disso. A gente sempre passava em frente e imaginava como seria subir aquelas escadas?, afirma.

Mesmo com o sonho, o casal compreendeu a mudança de local e concordou em casar em outra igreja. ?Nós aceitamos porque foi uma fatalidade. A igreja não teve culpa alguma no que aconteceu. Tínhamos o sonho, mas não tem problema. A gente passa por cima disso. O mais importante é a nossa união?, comenta João Marcelo. A transferência em cima da hora não causou muitos transtornos, de acordo com ele.

O padre Alexandre Alves Filho, páraco responsável pela Igreja Senhor Bom Jesus (nome oficial da Igreja do Portão), está pedindo a colaboração das pessoas que possuem fotos da igreja. A intenção é reunir as imagens para, posteriormente, refazer a pintura que foi destruída com o incêndio. Ontem, foram iniciados os trabalhos para a retirada do material da cúpula que ficou pendurado após o incêndio. A pintura e os afrescos da cúpula foram danificados pelas chamas. Algumas imagens sofreram pequenos danos, como arranhões, e vão passar por restauração.

continua após a publicidade

O levantamento do prejuízo causado começou a ser feito ontem. A igreja antiga do Portão – localizada na Avenida República Argentina – vai ficar interditada até que os trabalhos de recuperação sejam concluídos. Não há prazo determinado para a reabertura. A igreja nova do Portão fica na esquina das ruas Francisco Frischmann e João Betega. Foi construída na década de 1990 porque a igreja antiga não estava atendendo à demanda da região. Os interessados em ajudar a igreja antiga e em repassar as fotos podem entrar em contato pelo telefone (41) 3329-3468.