Curitiba perdeu ontem parte de seu patrimônio histórico. Um incêndio de grandes proporções atingiu a igreja católica Senhor Bom Jesus, mais conhecida como igreja antiga do Portão, localizada na Avenida República Argentina. O fogo começou às 6h20. Momentos depois, o Corpo de Bombeiros recebeu diversas ligações da comunidade para combater as chamas. Foram enviadas ao local cinco viaturas e vinte agentes.
Segundo o major do primeiro grupamento do Corpo de Bombeiros da capital, Osni José Bortolini, o incêndio começou em cima da sacristia. Parte do teto da cúpula da igreja desabou. A situação foi controlada por volta das 7h30. Os bombeiros, porém, permaneceram no local por mais tempo para realizar serviços de rescaldo. Cerca de 15 mil litros de água foram utilizados. ?A causa do incêndio ainda é desconhecida. Desconfiamos de um curto-circuito, mas ainda não temos certeza. A igreja ficará interditada até que seja feita uma avaliação das condições de segurança do lugar?, comentou o major.
A igreja, que é tombada pelo Patrimônio Histórico, estava em reforma há cerca de um ano e meio. Recentemente, a parte elétrica e o telhado da construção, iniciada no ano de 1916, foram trocados. O próximo passo seria o restauro das pinturas presentes no teto. Ontem, grande parte delas foi perdida. ?Me sinto aliviado pelo fato de a igreja não ter queimado inteira, pelos santos do altar estarem intactos e pela parte onde fica o público não ter sido atingida. Por outro lado, estou muito chateado em função dos afrescos que foram danificados. É uma perda imensa para a cidade de Curitiba?, disse o pároco responsável pela Senhor Bom Jesus, Alexandre Alves Filho, que assumiu a função no último sábado.
Devido ao risco, Corpo de Bombeiros interditou o local. |
Alexandre conta que estava na casa paroquial, localizada nos fundos da igreja, quando o incêndio começou. Ele diz que percebeu que havia algo errado quando ouviu gritos na rua e escutou algumas pessoas chamarem seu nome. ?Saí e vi a fumaça. O sentimento de impotência diante do fogo foi muito grande?. O padre ainda não contabilizou os prejuízos financeiros e não sabe como será feita a revitalização da igreja. Porém, informou que as missas, casamentos e outros eventos religiosos serão transferidos para a igreja nova do Portão, localizada na Rua João Bettega, 206, na esquina com a via rápida que liga o centro ao bairro Pinheirinho.
No momento do incêndio a igreja estava vazia. Por isso nenhuma pessoa se feriu. Durante os trabalhos do Corpo de Bombeiros, a área onde fica a paróquia precisou ser isolada.