Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), montanhistas voluntários e cerca de 30 integrantes do Corpo de Bombeiros estão trabalhando nesta segunda-feira (10) na contenção de um incêndio que começou no domingo (9) dentro do Parque Estadual Pico do Paraná (na Serra do Mar) ? próximo ao município de Campina Grande do Sul.

continua após a publicidade

O fogo, que já queimou cerca de 50 hectares, teve início nas imediações do morro Caratuva e está se alastrando devido à vegetação seca e intensidade dos ventos. Segundo os profissionais que estão de plantão no local, ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos. Abafadores e bombais costais são alguns dos equipamentos utilizados para apagar o fogo.

As causas do incêndio serão investigadas assim que o fogo for extinto, mas podem estar relacionadas a descuido de visitantes que estiveram no parque neste feriado, segundo técnicos do IAP.

Com mais de quatro mil hectares, o Pico do Paraná faz parte do conjunto de montanhas que compõe a Serra do Mar, dividindo o Primeiro Planalto Paranaense e a planície litorânea.

continua após a publicidade