A Defesa Civil do Paraná está coordenando o combate a mais um incêndio florestal na dentro da área do Parque Nacional da Ilha Grande. O fogo, que se alastra por uma extensão de aproximadamente 20 quilômetros está localizado na Ilha Saraiva, no arquipélago fluvial da Ilha Grande, no Rio Paraná, entre os municípios de Altônia e São Jorge do Patrocínio, no Noroeste do Estado, divisa com Mato Grosso do Sul.

Coordenados pela Defesa Civil, participam do combate ao fogo bombeiros dos municípios de Toledo e Umuarama e as brigadas de incêndio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo, cerca de cem homens foram mobilizados para a operação.

Equipamento especial

No início da tarde de ontem, uma equipe do governo do Paraná levou de avião ao local do incêndio um equipamento especial de combate ao fogo. Denominado bamby-bucket, o equipamento é espécie de balde gigante que, acoplado a um helicóptero, despeja grande quantidade de água sobre a área atingida pelas chamas.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luiz AntoBorges Vieira, a vantagem é que o fogo foi detectado com rapidez. Ele explicou que o trabalho de combate às chamas vem sendo feito dentro de ensinamentos de um projeto educativo e preventivo especial: o Plano Especial de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Previflor).

Monitoramento

“O Paraná está sendo monitorado 24 horas por dia, via satélite, para verificar se há incêndios em qualquer parte do território do Estado”, explica o coronel Vieira. “É um trabalho que deverá ser mantido pelo menos até novembro, quando termina o período de estiagem.”

Ainda de acordo com o coronel Vieira, é bem provável que o trabalho de combate ao incêndio florestal na Ilha Saraiva tenha que prosseguir hoje.

continua após a publicidade

continua após a publicidade