Um incêndio ambiental consumiu uma área de mil metros quadrados de mato alto ontem à tarde na BR-116, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, sentido município de Araucária. Uma equipe do Corpo de Bombeiros trabalhou por cerca de uma hora e meia no local e controlou o fogo no final da tarde, com 3 mil litros de água.
A fumaça que chegou até a BR-116 atrapalhou a visibilidade dos motoristas que passavam por ali em alta velocidade, causando um pequeno acidente entre um veículo e um ciclista, que foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e sofreu escoriações leves.
Embora não tenha sido considerado um incêndio de grandes proporções, dependendo das condições, as consequências podem aumentar em casos como este.
“Esses acidentes ambientais de nem tanta gravidade podem se agravar pelo que podem causar na sequência, como acidentes em rodovia ou quando atingem casas, principalmente de madeira, que ficam no entorno”, explica o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações-públicas do Corpo de Bombeiros. Com as altas temperaturas verificadas nos últimos dias, a tendência de aparecimento de novos incêndios também aumenta.