Os Correios inauguraram ontem, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, o seu novo Recinto Alfandegado.
A instalação é a terceira do gênero no País e vai agilizar o processo de tratamento, fiscalização, inspeção e desembaraço fiscal dos objetos postais importados.
A unidade será a responsável pelas regiões Sul e Centro-Oeste, além de três Estados do norte: Tocantins, Acre e Rondônia. O objetivo do Recinto Alfandegado do Paraná é o de minimizar os custos operacionais e ofertar aos clientes dos Correios qualidade e eficiência ao processo.
Para o diretor regional dos Correios, Itamar Ribeiro, a nova estrutura é uma forma de reconhecimento ao Paraná. ?Essa unidade veio pela excelência dos serviços prestados pelos Correios, Inspetoria da Receita Federal e por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Exército aqui do Paraná?, disse. O diretor informou ainda que apenas os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro possuem unidades iguais a essa.
Segundo o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, o espaço será de fundamental importância fiscalizar produtos de origem animal. Ele revelou que passam pelo aeroporto cerca de 3.500 produtos por dia desse gênero. Com o Recinto Alfandegado, a fiscalização será mais fácil de ser realizada.
A unidade também irá desempenhar o serviço dos Correios que facilita a importação de produtos com preço inferior a US$ 3 mil. Esse trabalho realiza procedimentos burocráticos do processo de desembaraço da remessa importada, como a Declaração Simplificada de Importação.