Foi inaugurado ontem, no bairro do Tarumã, zona leste de Curitiba, o Hospital Veterinário de Eqüinos do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio. O empreendimento foi realizado devido a uma parceria entre a Polícia Militar e o Centro de Ciências Agrárias da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O local está estruturado para realizar atendimentos de clínica-geral e cirurgia-geral de cavalos utilizados pela PM, para estudo da própria PUCPR e pertencentes à comunidade em geral. Pertencentes a polícia, são cerca de 150 animais. “Esses cavalos patrulham as ruas e ficam sujeitos à diversas lesões físicas, inclusive por arma de fogo e branca”, comenta o diretor do curso de Medicina Veterinária da PUCPR, Felipe Wouk. “Teremos condições de tratá-los e contribuir para que eles possam prestar um policiamento mais eficaz”.
O hospital tem como propósito melhorar a qualidade de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Zootecnia e Veterinária da universidade. Estão previstas a instalação de um cronograma de estágio supervisionado, para estudantes de graduação, e um programa de residência médica. A polícia também poderá acompanhar os trabalhos desenvolvidos, para dominar os conhecimentos de como lidar e tratar eqüinos. “Estamos bastante satisfeitos, pois a PUC está trazendo seu conhecimento e tecnologia para dentro da PM”, declara o comandante-geral da PM, coronel Gilberto Foltran. “Por sua vez, a PM estará se abrindo ao conhecimento dos estudantes e podendo transmitir noções de cidadania”.
Já o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, define a parceria como uma forma de a universidade se aproximar ainda mais da comunidade. “Os alunos, principalmente, estão ganhando um ambiente amplo, bonito e saudável para poderem estudar e adquirir novos conhecimentos”, afirma.