Foi realizada ontem, em Laranjeiras do Sul, no centro-sul do Estado, a implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O campus deve iniciar os trabalhos em março de 2010 e já em julho deste ano será publicado o edital do concurso para contratação de servidores e professores.
Além do município paranaense, as localidades de Realeza e Chapecó, em Santa Catarina, e Erechim e Serro Largo, no Rio Grande do Sul, também contarão com um campus da nova instituição de ensino.
O deputado federal André Vargas (PT) esteve no evento e comemorou a implantação de mais uma universidade federal no Estado. Ele ressalta a preocupação do governo federal com a educação no País. “O governo Lula não só está ampliado as vagas nas universidades federais como está criando campi em locais nunca antes imaginados”, diz.
O presidente da comissão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela implantação da universidade, Dilvo Ristoff, informa que os prazos deverão ser cumpridos à risca para que a UFFS opere já no ano que vem.
Em cinco anos, deverão ser criadas 500 vagas para professores, 400 para técnicos administrativos e 10 mil alunos deverão estudar nos cinco campi. A universidade vai iniciar com três cursos, a serem definidos em abril. Estes obedecerão a lei de cotas para estudantes de escolas públicas.