Mais um dia sem aulas

Impasse entre professores e governo fecha escolas

Os colégios estaduais do Paraná vão permanecer fechados hoje. A proposta apresentada pelo governo do estado na noite de ontem, em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), não foi suficiente para encerrar a greve dos professores da rede estadual de ensino, que chega hoje ao seu terceiro dia.

A reunião entre integrantes do governo e do sindicato começou no meio da tarde de ontem e só terminou por volta das 21h30. Segundo o secretário de comunicação da APP-Sindicato, Luiz Carlos Paixão, as propostas apresentadas pelo governo serão avaliados pelo comando de greve e levadas à votação em uma assembleia, ainda sem data marcada.

“O governo apresentou propostas que ainda não contemplam o conjunto de reivindicações da categoria. O debate avançou, mas na nossa avaliação ainda é insuficiente. A greve continua amanhã e vamos reunir o comando de greve para marcar a assembleia”, afirma Paixão.

Segundo o secretário, o governo se comprometeu a pagar a diferença relativa aos 33% de hora atividade a partir de agosto e implementar o pagamento integral na jornada a partir do ano que vem. O pagamento de uma compensação financeira pelas horas trabalhadas fora da sala de aula já havia sido anunciada pelo governo na tarde de ontem, antes da reunião.

Outros pontos propostos pelo governo são reajuste salarial de 6,5%; suspensão do corte do auxílio-transporte dos professores afastados por problemas de saúde; pagamento das progressões de carreira em dez parcelas a partir de maio; reajuste do auxílio transporte, e inclusão no projeto de lei da data-base de um artigo estabelecendo que nenhum servidor público receberá salário abaixo do mínimo regional, que varia de R$ 948,20 a R$ 1.095,60.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna