Uma réplica do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que veio diretamente do Santuário Internacional em Roma, pode ser visitada no Santuário do Perpétuo do Socorro, no bairro Alto da Glória, em Curitiba, até o próximo domingo.
A imagem chegou ao Aeroporto Afonso Pena na noite de terça-feira e seguiu para a Capela da Glória (localizada na Avenida João Gualberto). De lá, os fiéis a levaram em procissão até o Santuário, ontem, onde ocorrem as tradicionais novenas nas quartas-feiras. Tudo isso faz parte da comemoração de 50 anos do local.
A santa traz muita emoção para os fiéis. A devota Ângela Guerra conta, muito emocionada, que participou das primeiras novenas que ocorreram na Capela da Glória, em 1960.
“Ela sempre me atendeu. Eu me casei no Santuário e meus filhos também vão se casar lá”, contou. Naquela época, em 1960, as pessoas não conseguiam nem entrar no local (que é bem pequeno), pois as novenas eram rezadas lá e atraiam muita gente.
O tempo passou, e hoje o atual Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro (não mais na Capela da Glória) recebe para as novenas cerca de 35 mil pessoas todas as quartas-feiras. Um fenômeno religioso em Curitiba.
A santa traz dois anjos, um de cada lado, e o menino Jesus em seu colo, como se estivesse o protegendo. Ao olhar a imagem, o fiel tem a impressão que os olhos da santa sempre o seguem.
“Para mim ela é uma referência forte de mulher, de virtude e de humildade”, disse a devota e voluntária do Santuário, Márcia Kasecker. Outra devota, Ilda de Oliveira, contou que a santa já atendeu muitos de seus pedidos. “Ela resolveu problemas graves na minha vida, e também de pessoas para quem eu fiz novena”, disse. Maria das Graças Nóbrega, voluntária do local, resume em poucas palavras o significado de ficar tão perto de um ícone que veio de Roma. “Ela é um modelo de fé e de vida para nós”, afirmou.
O reitor do Santuário, padre Celso Vieira da Cruz, explicou que escreveu uma carta para Roma solicitando a vinda da Santa para Curitiba na época das comemorações dos 50 anos do local.
“O Papa Pio IX nos pediu para divulgar a imagem, mas essa de Roma vem coroar nos 50 anos do Santuário”, disse. Depois de Curitiba, a santa segue para o Paraguai.
Comemorações
De hoje até domingo pela manhã haverá novenas no Santuário do Perpétuo do Socorro, em comemoração aos 50 anos. As novenas ocorrem das 7h às 19h30. No domingo, ocorrem novenas das 8h30 às 16h, no Santuário. Em seguida, os fieis seguem em procissão até o Estádio do Couto Pereira, onde às 19h30 haverá um show com o padre Zezinho.