Verão histórico

Ilha do Mel vive o melhor verão dos últimos tempos

A Ilha do Mel vive o melhor verão dos últimos anos. Pelo menos essa é opinião dos setores de hospedagem e alimentação locais, que afirmam que a temporada tem sido acima da média para os empresários da ilha. Proprietários de pousadas e restaurantes afirmam que o movimento de turistas durante os meses de dezembro e janeiro foi grande. A opinião do empresariado da ilha é confirmada pelos números do governo estadual. Segundo dados da Operação Verão, de 13 de janeiro ao último dia 27, a Ilha do Mel recebeu 55 mil visitantes. Desse total, 7% são estrangeiros, a maioria vinda da Alemanha e do Paraguai.

Charles Príncipe de Oliveira é proprietário de uma pousada na Praia de Brasília há 12 anos e afirma que o verão de 2014 te sido bastante positivo. “A ilha por si só é movimentada durante o ano todo e esse movimento aumenta sempre no verão. Mas esta temporada que estamos vivendo está muito boa. Há grande movimentação de turistas durante a semana toda e nos finais de semana a pousada fica lotada”, diz o empresário.

Tempo bom

Roseli Valentin, mais conhecida como Shila entre os frequentadores da ilha, é dona de um restaurante na Praia de Brasília. Ela conta que a temporada atual é a melhor dos últimos anos. “Estamos vivendo um verão histórico por causa do tempo. Quase não chove e faz calor e céu azul todo o dia. Com isso o movimento na Ilha do Mel está muito bom. Durante a semana está bem movimentado e fim de semana lota. Chega a fazer fila no restaurante”, conta.

Restam poucas vagas pro Carnaval

Felipe Rosa
Shila: “Turistas vão emendar”.

O alto movimento na Ilha do Mel deve chegar ao seu ápice no Carnaval, que neste ano só começa no final de fevereiro. As pousadas locais já estão com quase todos os seus quartos reservados e a expectativa é que nas próximas semanas os poucos leitos que restaram sejam alugados. “Aqui na minha pousada já está tudo reservados e pelo o que eu sei, as outras pousadas maiores também já estão lotadas. Talvez ainda sobre vagas nas pousadas menores e campings”, diz Charles.

Para Shila, a expectativa para o Carnaval é que o movimento se estenda até o fim de semana seguinte pós-feriado. “Acredito que esse ano os turistas vão emendar o Carnaval e ficar um pouco mais. O tempo deve ajudar e com isso o povo fica mais um pouco por aí. Mas com certeza teremos um Carnaval bem movimentado por aqui”, conclui.

Vendas caem

Felipe Rosa
Charles: “Está tudo reservado”.

Apesar dos donos de pousadas e restaurantes comemorarem o alto movimento da Ilha do Mel, os comerciantes reclamam da queda das vendas. Quem trabalha com comércio de roupas, artesanato e artigos diversos conta que os turistas estão gastando menos. “Não sei se os visitantes estão planejando mais os gastos, ou estão gastando mais com alimentação e hospedagem. Só sei que nesse verão estamos vendendo bem menos em relação aos últimos dois anos”, afirma Fabiane Vieira, proprietária de loja de roupas na Ilha do Mel.