Igreja faz campanha de doação de sangue

Os hemocentros de todo o Paraná estão ganhando uma "ajudinha" extra para manter em bons níveis os estoques de bolsas de sangue. Milhares de jovens são esperados para a doação de sangue até o dia 16 de abril, quando termina a Campanha Projeto Mais Vida, promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ontem à tarde, duas mil pessoas se concentraram em frente ao Hemepar, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, para doar sangue e fazer uma mobilização a favor deste ato.

O pastor Alceu de Assis Filho conta que a proposta do Projeto Mais Vida é incentivar a doação de sangue entre os jovens, em toda a América do Sul. A campanha começou no ano passado no Paraná. "Neste período de pré e pós Páscoa, queremos lembrar a morte de Cristo. Ele deu o sangue para salvar a humanidade. O slogan do projeto é "Ele deu tudo para você doar um pouco’", afirma.

Durante todo o dia, as pessoas mobilizadas foram até os hemobancos para doar sangue. Em Curitiba, à tarde, uma carreata partiu do bairro Vista Alegre até o Hemepar, no Alto da XV, e reuniu duas mil pessoas. Todas doaram sangue. A expectativa é fechar os 15 dias de campanha (começou no dia 1.º de abril) com 3 mil doações.

A diretora administrativa do Hemepar, Bernadete Hesse, conta que campanhas como esta aumentam sensivelmente o número de doações. Além disso, despertam a atitude em outros possíveis doadores. A chefe da divisão de relações comunitárias do Hemepar, Nely Maria Coimbra Moura, ressalta que muitas pessoas doam sangue pela primeira vez ao serem influenciados por campanhas e projetos. "Percebem que é o procedimento simples, sem qualquer dor, e que podem ajudar até quatro pessoas. Elas se tornam doadores contínuos", declara.

A professora Valderez Palma Costa participou do Projeto Mais Vida em 2005, doando sangue pela primeira vez. Neste ano, compareceu novamente no Hemepar. "É muito gratificante, por saber que estamos ajudando o próximo. Lá em casa, o meu esposo começou a doar depois que eu participei no ano passado. E pretendemos continuar doando, sempre que pudermos", garante.

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 50 quilos; ir alimentado, evitando comidas pesadas; e apresentar documento com foto. Homens podem doar a cada 60 dias; as mulheres, a cada 90 dias. Mais informações sobre a doação de sangue no 0800 6454555, telefone do Hemepar. Outras informações sobre o Projeto Mais Vida no (41) 3331-5691. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo