Foto: Lucimar do Carmo

Diácono é um membro da igreja que recebe o primeiro grau do sacramento, para auxiliar os padres.

continua após a publicidade

Mais de três mil pessoas acompanharam, ontem, a ordenação coletiva de onze diáconos transitórios, no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. A celebração, que durou mais de 2 horas, foi considerada um fato inédito, já que nunca se realizou no mesmo ritual tão grande número de ordenações.

Diácono é considerado um membro da igreja que recebe o primeiro grau do Sacramento, e tem várias funções,^entre as quais as de auxiliar os padres e bispos, ajudar na evangelização e servir os mais pobres.

A cerimônia de ordenação foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, e acompanhada pelo arcebispo emérito da capital, dom Pedro Fedalto, além de bispos auxiliares e padres de diversas paróquias.

Segundo dom Moacyr, o momento é muito importante para os diáconos, quando eles decidem servir a Deus e sua missão na igreja. A função foi criada quando, no início do Cristianismo, os apóstolos escolheram outros homens para ajudar ?na evangelização, instrução do povo de Deus e servir os mais pobres e necessitados?.

continua após a publicidade

Ainda dentro das funções exercidas pelos diáconos, explicou o arcebispo, estão a de ?servir o altar, ajudando o bispo e sacerdotes na celebração da eucaristia, batizados, matrimônios e no atendimento ao doentes?. A ordenação dos onze diáconos, além de ser considerado um fato inédito, também aconteceu em um momento histórico para a igreja. É que neste ano se celebra o cinqüentenário do Seminário Rainha dos Apóstolos, local em que se formam os futuros padres diocesanos – que passam mais de quatro anos em estudos. A ordenação sacerdotal dos diáconos, ou seja, como padres, ainda não tem data para acontecer.