Uma ação inédita foi lançada ontem, em Brasília. A Igreja Católica passa a apoiar uma ação de caráter preventivo contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) promovida pelo Ministério da Saúde.
O lançamento da campanha “Declare seu amor por você”, promovida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, contou com a participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Além da presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o lançamento da campanha contou com a presença do secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e o bispo referencial da Pastoral da DST/Aids, dom Eugênio Rixen.
A parceria da CNBB com o Ministério da Saúde começa com um projeto piloto em cinco capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa. A iniciativa visa conscientizar as pessoas quanto à necessidade de conhecer sua sorologia e buscar o teste antes que a doença se desenvolva.
As paróquias poderão fazer mobilizações para testagem com apoio da rede pública de saúde, que disponibilizará profissionais, testes, aconselhamento pré e pós-exame e encaminhamento à rede de assistência para os casos positivos.
Já Igreja Católica mobilizará suas pastorais e movimentos religiosos, além da rede de saúde e meios de comunicação, para sensibilizar os fiéis sobre a importância da testagem para aids na população geral e para sífilis entre as gestantes.
“A Igreja Católica tem uma capacidade de mobilização muito grande. São 142 das 272 dioceses do País que poderão ampliar a divulgação da campanha nas paróquias”, afirma Eduardo Barbosa, diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.
Em Curitiba, o lançamento da campanha está marcado para o dia 29 de outubro, às 9h. De acordo com o coordenador da pastoral de DST/Aids de Curitiba, Kléber Mendes.
O lançamento, que contará com a presença de autoridades e do arcebispo de Curitiba dom Moacyr José Vitti, será realizado em frente a Catedral Basílica de Curitiba. “A orientação é de que, em Curitiba, o teste seja feito na sede do Centro de Orientação e Aconselhamento (Coa), na Rua do Rosário, 144”, afirma.