O Instituto Federal do Paraná (IFPR) vai abrir inscrições para um curso de Licenciatura em Pedagogia à distância. Os interessados podem ingressar por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pela validação de conhecimentos anteriores.
Neste último, podem se inscrever professores formados em um curso de capacitação pela Faculdade Vizinhança Vale Iguaçu (Vizivali), cujos diplomas não são reconhecidos pelo Ministério da Educação. O problema já dura mais de dois anos e atinge 35 mil pessoas.
O IFPR vai disponibilizar 40 mil vagas para o curso de Pedagogia a distância. Segundo Edilomar Leonart, diretora de ensino da Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do IFPR, este não será um curso específico para os alunos da Vizivali.
Qualquer pessoa interessada pode se inscrever, por meio do Enem feito neste ano ou para complementar uma formação concluída em qualquer outra instituição. O curso terá duração de quatro anos, em 3,2 mil horas/aula.
“Para quem já passou por uma formação anterior, não será necessário fazer os quatro anos. Uma banca vai avaliar a documentação destes candidatos e determinar qual carga precisa ser complementada”, explica.
As inscrições podem ser feitas entre 4 e 15 de janeiro de 2010, somente por meio do site www.ifpr.edu.br. As inscrições custam R$ 50. O curso é gratuito. Toda a documentação necessária para a habilitação de quem optar pela complementação de conhecimentos anteriores deverá ser enviada pelos Correios até o dia 15. O curso a distância abrange todo o Paraná, com as unidades do IFPR e salas especiais montadas por municípios.