Foi-se o tempo em que as mulheres na terceira idade ficavam apenas em casa, cuidando dos netos, assistindo televisão ou fazendo tricô. Uma pesquisa realizada pela agência de casamentos e namoros Par Ideal, de Curitiba, revela que grande parte das mulheres entre 65 e 80 anos de idade estão interessadas em encontrar um grande amor.
Segundo a diretora da agência, Sheila Chamecki Rigler, a solidão é bastante temida na terceira idade, mas as mulheres estão encontrado maneiras de espantá-la. Mais do que os homens, elas viajam, se envolvem em atividades de grupo, vão ao cinema e ao teatro, saem para dançar e praticam exercícios físicos.
No que diz respeito aos relacionamentos amorosos, procuram homens inteligentes, que sejam companheiros e amigos, podendo as acompanhar em suas atividades diárias. “Muitas vezes, para uma mulher na terceira idade, a sexualidade não está apenas ligada ao ato sexual, mas também a muito carinho e boas conversas”, explica.
Porém, Sheila revela que, por mais que a vontade de voltar a namorar ou casar seja grande, para a maioria das mulheres na terceira idade encontrar um companheiro ideal é uma tarefa bastante difícil. Ela conta que isso acontece porque os homens costumam morrer mais cedo, o que torna o número de mulheres idosas bem mais alto. “Pode-se dizer que sobram mulheres. Geralmente, um homem idoso que procura a agência encontra facilmente uma namorada. O contrário já não acontece”, diz.
Outro coisa que dificulta a vida das mulheres é o fato de homens mais velhos normalmente serem mais acomodados. De acordo com Sheila, geralmente eles não apresentam a mesma energia e vitalidade das representantes do sexo masculino. “Muitas vezes, o homem procura uma mulher para lhe fazer companhia dentro de casa, cuidando dos afazeres domésticos. Já as mulheres querem passear e aproveitar a vida.”
Na opinião da diretora, isto vem acontecendo porque a maioria das mulheres que hoje se encontram na terceira idade forma bastante reprimidas na juventude. Primeiro, elas eram orientadas a obedecer o pai. Mais tarde, o marido. “Viúvas, com os filhos criados e muitas vezes aposentadas, elas querem recuperar sonhos da juventude”, declara. “Muitas se descobrem após uma certa idade e se dizem muito mais livres e felizes consigo mesmas.”
Na Par Ideal, 13% das pessoas cadastradas têm entre 65 e 80 anos de idade.