O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está alertando a população para que não seja enganada por falsos e-mails ou correspondências pedindo informações para o Censo 2010.
O instituto avisa que não irá fazer este trabalho por estes meios, mas sim por recenseadores devidamente identificados e treinados para atender a população. De acordo com o coordenador operacional do Censo no Estado do Paraná, Edemílson Mainardes Gonçalves, um recenseador irá visitar os moradores diretamente em suas residências.
“Todo este trabalho é presencial. Portanto, qualquer outro meio para se obter informações pessoais é ilícito e não é autorizado pelo IBGE”, garante. O coordenador conta que o recenseador que não encontrar o cidadão em casa irá deixar uma folha-recado para que este possa entrar em contato com o instituto. “Se a pessoa só estiver em casa no período da noite, ela poderá então combinar com o profissional que está trabalhando no Censo a marcar um horário para que ela responda o questionário”, responde.
Caso o morador estiver muito ocupado e não tiver tempo de atender um recenseador, Gonçalves explica que o cidadão poderá entrar em contato com o número de telefone deixado no aviso e solicitar que um recenseador deixe um envelope contendo uma senha para se utilizar no site da instituição (www.ibge.gov.br) e responder as perguntas.
“Friso que esta é a única maneira de fazer o questionário via internet e, mesmo assim, precisa contar com a participação do recenseador, que irá entregar a senha de acesso. Ressalto que nesta situação é o cidadão que terá que entrar em contato com a gente, não o contrário”, afirma.
Ao receber o recenseador em sua residência, o morador poderá, se achar necessário, pedir a identificação do profissional. “O pessoal estará bem caracterizado, com crachá, colete e boné com a logomarca do IBGE. Se mesmo assim estiver em dúvida, o morador poderá pedir o nome e número de matrícula e ligar para o número 0800 721 8181 para confirmar a identidade do recenseador”, avisa.