A comissão de regularização fundiária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) definiu os 20 primeiros ilhéus do Parque Nacional de Ilha Grande que terão seus lotes vistoriados dentro do processo visando a indenização dessas pessoas.
Os nomes foram divulgados pela comissão durante reunião realizada na última quarta-feira, com representantes dos ilhéus. O encontro ocorreu no salão paroquial da igreja matriz da cidade de Alto Paraíso, município ligado ao parque.
A data para o início das vistorias ainda não foi definida e tanto o Ibama quanto o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irão definir a metodologia para a realização das vistorias.
Durante a reunião, ficou estabelecido ainda que os ilhéus terão o auxílio direto da direção do parque para obter as informações sobre a documentação necessária sobre a instrução dos processos junto à Procuradoria Jurídica do Ibama, em Curitiba.
O Parque Nacional de Ilha Grande é uma das quatro prioridades nacionais para a regularização fundiária, segundo garantia obtida em julho deste ano junto à coordenação geral de regularização fundiária, em Brasília.