Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e 40 integrantes do Corpo de Bombeiros participaram nesta segunda-feira (25) de um treinamento para combate a incêndios no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. A atividade tem como objetivo aperfeiçoar os procedimentos para o controle rápido de eventuais problemas com fogo, principalmente durante períodos de estiagem.

continua após a publicidade

Marcos Antônio Pinto, chefe do departamento de Unidades de Conservação do IAP (responsável pela gestão de parques estaduais), explicou que a vegetação predominante no parque – o ecossistema campo ? se caracteriza por altamente combustível. ?Portando, precisamos estar aptos e atentos para evitar prejuízos ambientais?, comentou.

O Parque de Vila Velha conta com uma equipe de sete funcionários, capacitados, que faz o pronto-atendimento. ?Nossa equipe é a primeira a identificar os focos de incêndio e a começar o trabalho de combate ao fogo. Quando necessário, comunicamos a equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil? explicou Marcos. Somente este ano, a equipe do parque foi requisitada quatro vezes. Em todas elas o trabalho foi realizado com sucesso, reduzindo significativamente o dano ambiental causado pelo incêndio.

Para controlar incêndios, os técnicos utilizam principalmente abafadores e sistema de aceiros – valas no chão que cortam a comunicação do fogo com áreas ainda não afetadas, que facilitam o deslocamento de equipes e veículos até as áreas atingidas. As duas técnicas fazem parte da metodologia de controle de incêndios do parque.

continua após a publicidade

Causas

A gerente do Parque, Ângela Soares, destacou que na maioria das vezes o fogo é provocado pelo homem. ?O parque de Vila Velha está localizado muito próximo à rodovia. Acidentes com veículos e pedestres acabam sendo os maiores responsáveis pela criação de focos de incêndio?, comentou.

continua após a publicidade

Segundo ela, a vegetação do parque é naturalmente frágil a problemas com queimadas. ?Nesta época do ano, geadas e estiagem secam ainda mais a vegetação local, proporcionando condições ideais para que incêndios se alastrem?, concluiu.

Prevenção

A Defesa Civil oferece uma série de orientações para preservar o meio ambiente, evitando os incêndios em vegetação. São elas: não soltar balões nas festas juninas ou em qualquer época do ano; não jogar pontas de cigarros; não atear fogo em terrenos baldios, no quintal de casa ou outros locais.

Para denunciar atos que possam prejudicar o meio ambiente deve-se entrar em contato com a Força Verde (0800-643-0304), Polícia Militar (190) ou Corpo de Bombeiros (193).