Foto: Divulgação

Local foi vistoriado ontem.

continua após a publicidade

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fez uma vistoria ontem na orla da praia de Matinhos, no trecho onde a Prefeitura depositou caliça – restos de material de construção – para conter as ressacas típicas desta época do ano, mas decidiu não aplicar penalidades à administração municipal. Na semana passada, o avanço do mar sobre o calçada gerou temor de que a água atingisse as propriedades e a Prefeitura decidiu resolver o problema depositando entulhos no local e cobrindo-os com areia. Os moradores protestaram contra a medida, uma vez que pontas de concreto e ferro ficaram expostas. O IAP, no entanto, entendeu que a colocação do material não causa danos ao meio ambiente e, portanto, orientou a Prefeitura apenas a fazer a retirada da caliça.

A colocação do material entre os balneários Flamingo e Praia Grande, na semana passada, gerou polêmica entre moradores e turistas. As reclamações apontavam para o risco de acidentes com o material – que pode ser descoberto, caso a maré remova a areia superficial – ou para a possibilidade de sujar a praia, com o arrasto da terra jogada junto com a caliça e dos materiais. A Prefeitura, no entanto, informou que no momento essa era a alternativa viável para conter o avanço da maré e que, dessa forma, estaria atendendo aos anseios dos proprietários.

As controvérsias chegaram a denúncias ao IAP, que interveio ontem, fazendo uma vistoria no local. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, como não foi identificada possibilidade de oferecer risco ao meio ambiente – uma vez que, apesar da proximidade com a areia, o material teria sido depositado sobre a calçada – não será aplicada multa à Prefeitura de Matinhos. Apenas haverá orientação ao município para que retire o material.

Mas, para o morador Márcio Miranda, que protestou contra a medida, quando houver chuvas mais fortes o material deve aflorar. ?É só esperar a época de chuvas para provar que os entulhos não deveriam ter sido colocados aqui e que oferecem, sim, riscos à praia e aos freqüentadores?, disse. Segundo ele, moradores relataram que funcionários da Prefeitura foram até o local na tarde de ontem retirar as pontas de concreto e ferro que estavam aparecendo. 

continua após a publicidade