O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou quatro municípios do litoral paranaense por irregularidades no gerenciamento do lixo. Os municípios de Guaraqueçaba e Antonina foram multados em R$ 10 mil e o mesmo valor da multa foi aplicada aos prefeitos das duas cidades.
No caso de Matinhos e Pontal do Paraná, que utilizam o mesmo "lixão", o Consórcio Intermunicipal de Aterros Sanitários (CIAS) que gerencia o lixo dos dois municípios, é quem foi multado, bem como os prefeitos dos municípios, no valor de R$ 10 mil. O lixo no aterro sanitário de Matinhos e Pontal do Paraná não estava sendo compactado e, com isso, o chorume (líquido que se acomula nos lixos) vazava e invadia outros locais. O aterro também não estava sendo coberto, assim como o de Guaraqueçaba, deixando o lixo exposto a céu aberto.
Os municípios têm 20 dias para apresentar defesa, mas podem apresentar um termo de compromisso junto ao IAP. Caso o problema volte a persistir, o IAP poderá aplicar a multa.
