Um dos problemas mais comuns encontrados pelos veranistas que frequentam o litoral paranaense é o excesso de barulho. É normal ouvir histórias de reclamações de pessoas com o volume alto do vizinho, com festas barulhentas noite adentro, entre outros.

continua após a publicidade

A fim de evitar que essa cena continue comum, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) desenvolveu e colocou à disposição de todos o material Manual do Sossego. A publicação traz informações sobre poluição sonora, como evitar ultrapassar os limites permitidos (65 decibeis), dicas sobre volumes e horários permitidos pela legislação, etc.

De acordo com o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, a campanha vem dando bons resultados. Ele garante que o número de infrações decorrentes de poluição sonora vem diminuindo.

“A cartilha foi desenvolvida para dar conhecimento aos veranistas que, às vezes, não se tocam que estão incomodando as pessoas ao seu redor. O IAP vem se modernizando a cada ano e achamos que esse assunto daria um bom material para fazer uma campanha de educação ambiental. Felizmente, temporada após temporada, os cidadãos têm se sensibilizando com essa proposta de evitar o barulho, tanto é que esse ano foram 50 notificações por semana, número abaixo do registrado em 2009”, conta.

continua após a publicidade

Quem tiver interesse em adquirir o manual do sossego, basta ir a qualquer barraca de balneabilidade na orla dos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Ilha do Mel. O material pode ser obtido ainda nos escritórios regionais do IAP localizados em Matinhos, Paranaguá, Guaratuba e Morretes. A distribuição é gratuita.

Desde o dia 19 de dezembro, equipes do IAP e Batalhão de Polícia Ambiental/Força Verde estão realizando a Operação Sossego. Os trabalhos estão em seu sétimo ano e recebe reclamações e denúncias de som alto.

continua após a publicidade

Operação

Até o momento, foram 657 medições para ver o nível de poluição sonora em residências, veículos e estabelecimentos comerciais. A poluição sonora é crime que pode render prisão, multa e perda do equipamento de som. Pontal do Paraná é a cidade com maior número de aferições até agora: 114 ao todo.