O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou ontem uma blitz de fiscalização em parceria com órgãos ambientais do Estado de São Paulo por toda a extensão da costa paranaense. A fiscalização desta semana partiu da Ilha da Figueira, na divisa com São Paulo, em direção à Ilha dos Currais.

continua após a publicidade

De acordo com o chefe do escritório regional do IAP no litoral, Sebastião Carvalho, durante a blitz foi encontrada uma baleia orca, de aproximadamente oito metros, a 5,5 milhas da barra da Ararapira, próximo a Ilha da Figueira. ?Ainda estamos estudando o motivo pelo qual a baleia, que vive apenas em águas geladas, estava no litoral do Paraná que possui águas quentes?, disse Carvalho. Segundo ele, o fato foi repassado para o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, que deverá monitorar o animal.

Além disso, oito barcos foram abordados para a verificação de documentos da embarcação e dos tripulantes. Houve apenas uma apreensão de materiais de pesca subaquática.

A fiscalização faz parte de um convênio firmado entre Sema, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e governo de São Paulo, através do Programa Pró-Atlântica.

continua após a publicidade