IAP discute construção do Parque Estadual de Palmas em consulta pública

Na noite desta terça-feira (4), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promoveu em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas (região Sudoeste do Estado) uma consulta Pública para a discussão da criação do Parque Estadual de Palmas. A área escolhida para implantação do novo parque tem cerca de 181 hectares, sendo 70 deles coberto pelo ecossistema campo nativo ? que, por enquanto, só o Parque Estadual de Vila Velha protege no Paraná.

Segundo o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, o terreno foi cedido pelo Governo Federal ao Estado e, apesar de já existir um trabalho de gestão na área, o IAP definiu como prioritária a criação de uma Unidade de Conservação para dar maior apoio de preservação dos ecossistemas existentes.

Burko disse ainda que a área ainda é considerada um banco de sementes muito rico, com espécies como araucárias e imbuias – o que favorece as pesquisas. ?Os pesquisadores e universitários terão a sua disposição mais um local com variedades para pesquisas biogenéticas de espécies vegetais e animais?, acrescentou.

De acordo com o chefe do departamento das Unidades de Conservação do IAP, Marcos Antônio Pinto, a consulta pública contribui muito para o processo de construção do parque, uma vez que envolve todos os setores da sociedade na discussão. ?Nós podemos debater, ouvir sugestões e aperfeiçoar o plano de manejo do local. Tudo isso permite ainda que todo o processo se torne mais ágil? declarou Marcos.

Durante as consultas públicas, os técnicos do IAP apresentam a importância da biodiversidade das regiões para o Paraná e discutem com autoridades locais e demais participantes as diretrizes para o plano de manejo, o cercamento da área, local de instalação do centro de visitantes e da casa de guarda parque. O local já tem área mapeada pelos técnicos do Instituto de Terras, Cartografias e Geociências (ITCG).

Segundo o diretor do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente de Palmas, José Antônio Bueno, a criação do Parque é algo que a comunidade espera há muito tempo. ?Há trinta anos o município de Palmas almeja a criação deste Parque, esperamos agora trabalhar em parceria com o governo de Estado para a preservação deste bem do município?, afirmou.

Para ele, a criação do novo Parque o município trará ainda outro benefício com a Lei do ICMS Ecológico ? que prevê o repasse de 5% do total arrecadado com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Paraná à conservação ambiental. ?Com a boa gestão do parque poderemos contar com a arrecadação do ICMS ecológico e poderemos investir cada vez mais em meio ambiente?, concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo