O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está cadastrando voluntários para trabalhar durante o feriado de Sete de Setembro em uma das onze Unidades de Conservação (UCs) que fazem parte do Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação do Paraná (VOU). São 50 vagas destinadas a maiores de 18 anos em parques como o Marumbi, Guartelá, Vila Velha, Cabeça do Cachorro, entre outros. (confira tabela em anexo)

continua após a publicidade

Desenvolvido desde 2004, o programa já cadastrou 683 voluntários, que desenvolveram 17 mil horas de trabalho em 11 parques estaduais do Paraná.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a idéia do Programa é possibilitar a participação de pessoas que queiram colaborar no manejo e proteção das Unidades de Conservação.

?O governo dá todas as condições necessárias como alimentação, hospedagem e seguro de vida durante o período de voluntariado?, explicou Rasca. O secretário explicou que não há necessidade do voluntário estar cursando o ensino superior ou tenham conhecimentos na área ambiental. ?O que se pede é que os voluntários estejam aptos a desenvolver as atividades de forma consciente e responsável?, enfatizou Rasca.

Atividades

Os voluntários cadastrados no programa desempenham atividades, como o auxílio e informação aos visitantes, projetos e pesquisas em educação ambiental, manutenção de trilhas e instalações físicas. Também prestam apoio às populações locais de entorno das unidades, identificam e controlam incêndios e incidentes, além de fazer parte de grupos de resgate, recuperar áreas degradadas e auxiliar na implementação de projetos de manejo das unidades de conservação.

continua após a publicidade

?Eles também passam por uma capacitação específica para o trabalho que optaram realizar nas unidades de conservação. Geralmente esse treinamento é realizado pelo próprio gerente da unidade, que ainda entrega aos voluntários coletes de identificação, manual dos direitos e deveres do voluntário, além de regras gerais e principais atividades dos parques?, detalhou o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko.

O arquiteto e urbanista Bruno César Fade, que é voluntário cadastrado no programa, disse que gostaria de participar mais vezes e aconselha a todos os jovens que têm interesse a se inscreverem no programa. ?A experiência é incrível, porque além de conhecermos melhor e aprendermos muito sobre o Parque é sobre as responsabilidade que devemos ter e repassar aos visitantes para preservar o meio ambiente?, contou Bruno.

continua após a publicidade

Cadastro

O primeiro passo para se tornar um voluntário no Programa é fazer o cadastro por meio do endereço eletrônico www.pr.gov.br/iap/bio_vou.shtml ou procurar o escritório regional do IAP mais próximo a Unidade de Conservação escolhida. Desta forma, é possível verificar os editais que demonstram as vagas, atividades e parques disponíveis ao voluntariado.

Em Curitiba, o cadastro pode ser feito e entregue no Departamento de Unidades de Conservação (DUC) que fica na sede do IAP, localizado na Rua Engenheiro Rebouças, 1206 ? Rebouças. Dúvidas e mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (41) 3213-3700. 

Histórico

O serviço voluntário em parques e unidades de conservação é uma tradição em muitos países do mundo. No Brasil, o trabalho voluntário foi regularizado recentemente pela Lei 9608/98, segundo a qual o serviço voluntário é uma atividade não remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada sem fins lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.