Desenvolvido desde 2004, o programa já cadastrou 683 voluntários, que desenvolveram 17 mil horas de trabalho em 11 parques estaduais do Paraná.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a idéia do Programa é possibilitar a participação de pessoas que queiram colaborar no manejo e proteção das Unidades de Conservação.
?O governo dá todas as condições necessárias como alimentação, hospedagem e seguro de vida durante o período de voluntariado?, explicou Rasca. O secretário explicou que não há necessidade do voluntário estar cursando o ensino superior ou tenham conhecimentos na área ambiental. ?O que se pede é que os voluntários estejam aptos a desenvolver as atividades de forma consciente e responsável?, enfatizou Rasca.
Atividades
Os voluntários cadastrados no programa desempenham atividades, como o auxílio e informação aos visitantes, projetos e pesquisas em educação ambiental, manutenção de trilhas e instalações físicas. Também prestam apoio às populações locais de entorno das unidades, identificam e controlam incêndios e incidentes, além de fazer parte de grupos de resgate, recuperar áreas degradadas e auxiliar na implementação de projetos de manejo das unidades de conservação.
?Eles também passam por uma capacitação específica para o trabalho que optaram realizar nas unidades de conservação. Geralmente esse treinamento é realizado pelo próprio gerente da unidade, que ainda entrega aos voluntários coletes de identificação, manual dos direitos e deveres do voluntário, além de regras gerais e principais atividades dos parques?, detalhou o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko.
O arquiteto e urbanista Bruno César Fade, que é voluntário cadastrado no programa, disse que gostaria de participar mais vezes e aconselha a todos os jovens que têm interesse a se inscreverem no programa. ?A experiência é incrível, porque além de conhecermos melhor e aprendermos muito sobre o Parque é sobre as responsabilidade que devemos ter e repassar aos visitantes para preservar o meio ambiente?, contou Bruno.
Cadastro
O primeiro passo para se tornar um voluntário no Programa é fazer o cadastro por meio do endereço eletrônico www.pr.gov.br/iap/bio_vou.shtml ou procurar o escritório regional do IAP mais próximo a Unidade de Conservação escolhida. Desta forma, é possível verificar os editais que demonstram as vagas, atividades e parques disponíveis ao voluntariado.
Em Curitiba, o cadastro pode ser feito e entregue no Departamento de Unidades de Conservação (DUC) que fica na sede do IAP, localizado na Rua Engenheiro Rebouças, 1206 ? Rebouças. Dúvidas e mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (41) 3213-3700.
Histórico
O serviço voluntário em parques e unidades de conservação é uma tradição em muitos países do mundo. No Brasil, o trabalho voluntário foi regularizado recentemente pela Lei 9608/98, segundo a qual o serviço voluntário é uma atividade não remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada sem fins lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.