IAP aponta melhora na balneabilidade do litoral

O último boletim de balneabilidade, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apontou aumento de 14 para 20 no número de pontos próprios para banho no litoral paranaense, na comparação com a semana anterior.

Curitiba (AEN) – No total são 52 locais monitorados, incluindo a análise de quatro rios. Há cinco semanas o IAP acrescentou 15 novos pontos para monitoramento, sendo quatro deles em Pontal do Paraná, um na Ilha do Mel, cinco em Matinhos e outros cinco pontos em Guaratuba. Nove dos novos pontos apresentaram boas condições de balneabilidade e seis, condições impróprias. "Quanto maior o número de pontos monitorados mais fiel será o resultado. Vamos continuar com a transparência e seriedade costumeira e ampliaremos os pontos visando a saúde e conforto dos banhistas", disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

O foco de monitoramento do IAP são locais onde há risco de contaminação devido ao grande fluxo de pessoas e presença de rios e canais que desembocam no mar. Em pontos considerados impróprios deve-se considerar uma distância de 100 metros à esquerda e 100 metros à direita das placas indicativas.

Na última análise – resultado da coleta de água do último domingo (5) – 13 pontos se mantiveram próprios para banho e outros cinco pontos passaram de impróprios para próprios. Estes pontos estão localizados no Balneário Shangri-lá (em frente à Rua Robert Thomé), no Balneário Olho d?Água (próximo à ponte da avenida principal), em Praia de Leste (150 metros à esquerda da Avenida Copacabana) e outros dois pontos em Guaratuba (em frente à Colônia de Férias dos Magistrados e em frente à Rua 29 de Abril).

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, o número de pontos próprios aumentou devido à redução no fluxo de turistas no litoral. "Estamos fiscalizando rigorosamente a emissão de esgotos em rios e canais que desembocam no mar e, aliados aos investimentos e trabalho de orientação que vem sendo feito pela Sanepar, pretendemos garantir a melhora da qualidade da água das nossas praias", afirmou.

O IAP interditou com cones os quatro rios impróprios para banho e está colocando diariamente barracas vermelhas para sinalizar locais impróprios e azuis em locais próprios para banho. Nos locais pode-se obter informações sobre a coleta e boletins com os pontos impróprios. O boletim pode ser conferido no site www.pr.gov.br/meioambiente .

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo