Hospital Umuarama fecha as portas

 

Em funcionamento há 49 anos, o Hospital e Maternidade Umuarama vai ser fechado no próximo dia 30. A diretoria do hospital resolveu que não há mais condições de continuar prestando serviços, por causa da falta de reajustes na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e da elevação dos custos.

Segundo a proprietária e diretora-administrativa da instituição, Margaretha Hasdt Rudner, que há 47 trabalha no hospital, 95% do atendimento é feito para pessoas de baixa renda pelo SUS. Em pesquisa realizada em 2002 pelo Ministério da Saúde, o Hospital e Maternidade Umuarama foi classificado como o quarto melhor do Paraná e o 16.º do Sul do País em prestação de serviço ao SUS.

Margaretha afirma que não há mais condições de continuar administrando a instituição, pois os recursos vindos da prefeitura, que ficam em torno de R$ 45 mil, são insuficientes. Conforme ela, só os custos com laboratório, despesas com folha de pagamento, encargos trabalhistas e impostos chegam a aproximadamente R$ 20 mil. ?O restante é utilizado para a compra de medicamentos, reposição de material e alimentação, manutenção da aparelhagem, entre outros itens.?

A diretora-administrativa diz que depois de oito anos sem reajuste, o SUS deu um pequeno aumento em 2004, mas que não cobre os gastos. ?Tornou a administração muito cansativa. Muito trabalho para só se ter prejuízo.?

Segundo o médico da instituição Fumiyo Sakabe, o hospital faz atendimentos de média complexidade, possuindo um conceito muito bom, com modernos equipamentos e centro cirúrgico, central de gás comprimido e de energia elétrica.

Na instituição funcionavam também oito leitos de UTI neonatal, quando existia a maternidade, entre 1999 e 2004. Margaretha diz que, embora na época de eleições municipais, os candidatos dissessem que queriam transformá-la numa maternidade regional, não aconteceu. Segundo ela, a nova administração fez muitas exigências para que o funcionamento da maternidade, o que fez Margaretha optar pela não-renovação do contrato. ?Refletimos e percebemos que não valia a pena?, afirma ela.

O Hospital e Maternidade Umuarama faz hoje entre 100 e 120 internações e cerca de 350 atendimentos de plantão mensais. A instituição foi fundada um ano após a criação de Umuarama.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo