Moradores de 18 municípios que integram a 20.ª Regional da Saúde de Toledo, oeste do Paraná, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vão ficar sem atendimento médico no Hospital Bom Jesus a partir de hoje.

continua após a publicidade

O motivo alegado pelo hospital é o não pagamento de uma dívida por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Estima-se que, somando todos os municípios, a medida vai atingir 350 mil habitantes.

Apesar do transtorno para quem depende de atendimento médico por meio do SUS, a assessoria de comunicação do hospital garante que os atendimentos de urgência e emergência continuarão ocorrendo.

Casos que não sejam desta natureza serão encaminhados para o hospital municipal. Segundo o hospital, pacientes internados e que estão com consultas já agendadas não serão prejudicados.

continua após a publicidade

A assessoria informa ainda que a dívida ultrapassa os R$ 460 mil e que uma parcela no valor de R$ 200 mil deveria ser quitada ontem, porém isto não aconteceu. Diante desta situação, a diretoria da casa de saúde achou por bem suspender os atendimentos e avisou a Sesa sobre a decisão.

A superintendente do hospital, Michelle Okano, informa que a falta dos pagamentos está fazendo com que não haja material para realizar os procedimentos clínicos.

continua após a publicidade

“O não recebimento destes valores prejudicam a saúde financeira do hospital e, consequentemente, a dos pacientes, uma vez que as dívidas com fornecedores e prestadores de serviço não podem ser quitadas. Estamos sem material para atendimento e teremos que fechar as portas”, revela.

A Sesa, por meio de sua assessoria de imprensa, confirma que houve um atraso para o pagamento da dívida, contudo, a secretaria alega que estava conversando com o hospital para realizar os pagamentos o mais rápido possível. A Sesa informa ainda que não foi notificada desta decisão do Hospital Bom Jesus e que deverá tomar providências se isto ocorrer.